sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MapCruncher: georeferenciar mapas e visualizá-los com Bing Maps ou Google Earth

Recentemente publiquei um pequeno tutorial sobre o Maptiler, um programa que gera kml super overlays, ou seja permite visualizar um mapa raster no Google Earth. Um dos comentários recebidos foi do Luís Tavares que aconselhou dar uma olhadela ao MapCruncher, um programa parecido com o Maptiler mas com duas diferenças fundamentais:

1 - Permite georeferenciar mapas de forma bastante intuitiva utilizando as imagens de satélite do Bing Maps como referência;

2 - Gera igualmente tiles, ou segmentos, mas estão associados a um ficheiro .xml para utilizar com o BingMaps.



Primeira Parte - MapCruncher

Descarregar e instalar o MapCruncher a partir daqui. Abrir o a aplicação e carregar um mapa sem georeferenciação. Para o presente exemplo utilizei o Plano de Ordenamento da Orla Costeira de Porto Novo (Torres Vedras), previamente convertido para .tiff, disponibilizado pelo Instituto da Água apenas em formato PDF.

A imagem abaixo ilustra a interface, na minha opinião bastante intuitiva, com que o MapCruncher  permite georeferenciar imagens. Primeiro coloca-se a mira sobre o ponto para o qual encontrámos uma boa correspondência nas imagens de satélite - visíveis do lado direito. Definida a primeira correspondência é só clicar em Add. Devem repetir este processo pelo menos três vezes - embora seja aconselhável ter mais pontos de controlo. Quando tivermos os nossos pontos de controlo definidos basta clicar em Lock e, caso a margem de erro seja aceitável para os nossos propósitos, finalizar o processo clicando em render.


Surgirá uma outra janela na qual basta definir a directoria para onde desejamos que as tiles seja criadas. Clicar em resume e aguardar.


O resultado final é uma directoria com uma série de subdirectorias que contêem as tiles, ou segmentos. Para visualizar no nosso navegador de internet basta abrir o ficheiro HTML intitulado SamplePage.


Segunda Parte - CrunchUp2KML

Quem acompanha este blog certamente já percebeu que sou um utilizador regular do Google Earth - continua a ser, na minha opinião, o melhor visualizador de dados . 

Através do aplicativo CrunchUp2KML, que pode ser descarregado a partir daqui, podemos transformar o mashup produzido pelo MapCrucher num kml super overlay e assim visualizá-lo no Google Earth. O aplicativo funciona por linha de comandos por isso, se forem como eu - tendencialmente disléxico nestas coisas de linhas de comando - o melhor é copiar o mashup para uma directoria básica tipo c:\Newfolder

O CrunchUP2KML vem sobre a forma de um executável que podemos colocar em qualquer directoria do nosso computador (mais uma vez aconselho colocarem numa directoria simples tipo c:\Cruncher2KML) só funciona se for evocado a partir da consola do Command Prompt do Windows. Uma vez na directoria em que o executável CrunchUP2KML se encontra basta correr o seguinte comando:

CrunchUp2KML  \directoria das tiles geradas pelo Mapcruncher\MapCruncherMetadata.xml

Se tudo correr, a vossa janela de prompt deverá ter o seguinte aspecto:


O nosso kml super overlay encontra-se dentro da directoria do mashup criado com o MapCruncher com o nome Layer_NewLayer. Para visualizar as tiles na sua totalidade basta abrir o ficheiro doc.kml


NOTAS:

Ambos os programas estão descontinuados. Tanto o MapCruncher como o CrunchUp2KML não conhecem actualizações desde 2007;

Se o objectivo for apenas visualizar um mapa raster no Google Earth, talvez seja melhor georeferenciar a imagem num software SIG e depois utilizar o Maptiler. A vantagem deste método é a forma bastante intuitiva que o MapCruncher oferece para georeferenciar imagens;

Só funciona no Windows e, no caso do CrunchUp2KML, é necessário ter o .NET Framework instalado;

Não utilizar assentos, cedilhas ou espaços - o CrundhUp2KML pode não digerir bem esses caracteres

1 comentário:

  1. “3D Histórico Georreferenciado” é o tema da Tese de Mestrado de Pedro Gomes onde desenvolveu modelos em 3D do Lago do Gadanha, o Castelo de Evoramonte e as Torres da Couraça, do Município de Estremoz.


    http://3dhgeo.blogspot.com

    ResponderEliminar