sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Revista FOSSGIS Brasil

Sendo este um blog dedicado a soluções abertas no campo das geotecnologias, não poderia deixar de fazer referência e uma pequena análise a um projecto editorial recente vindo do outro lado do Atlântico: a revista FOSSGIS Brasil (Free and Open Source Sofware for Geographic Information Systems).

 
A revista, em português e com uma periodicidade trimestral, pode ser descarregada gratuitamente a partir daqui. Esta revista é um excelente recurso para quem quiser explorar o mundo do FOSSGIS. Das duas edições lançadas até ao momento (Março e Junho), destacaria a forma acessível em que a revista está redigida. A linguagem, não é excessivamente técnica o que a torna acessível ao público não especialista.

De entre os artigos que classificaria de divulgação destacaria os seguintes:


 - A História do FOSSGIS por Luís Carlos Madeira, publicado na Edição n.º1 : uma excelente síntese que em poucas páginas apresenta uma retroespectiva da evolução do sofware aberto para SIG.

- O uso de Software Livre no Ensino por Ricardo Pinho, publicado na Edição n.º2 : sendo uma das minhas actividades profissionais a formação profissional, também já tive a oportunidade de explorar software SIG com excelentes resultados. O artigo de Ricardo Pinho é bastante interessante para todos os que trabalham no ensino, especialmente professores de Geografia, mas não só. Numa altura em que os cortes financeiros nem as escolas poupam, é importante que as escolas se consciencializem que não precisam de gastar balúrdios em licencas para atingir os objectivos didáctico-pedagógicos.

- Sopa de Letras Geográfica por Felipe Santos Costa, publicado na Edição n.º1: o artigo explica, de forma muito simples, as várias formas de distribuir informação geográfica através da internet - ou por outras palavras, as várias formas de usufruir de webservices (WMS; WFS; WPS; etc). Inclui um pequeno tutorial sobre como aceder a estes serviços com o Quantum GIS.

Já no campo dos artigos mais técnicos que me parecem ser úteis também para um público mais informado sobre essas temáticas pareceram-me especialmente interessantes os seguintes.

- WKT Raster por George Silva, publicado na Edição n.º2 : oferece uma abordagem técnica sobre o suporte PostGIS para dados raster, uma capacidade que estará definitivamente implantada com o PostGIS 2.0

-WebGIS Geo Ext por Marcello Benigno, publicado na Edição n.º2: um mini tutorial sobre Geo Ext, uma ferramenta de Webmapping.

Poderia destacar outros artigos mas estes são suficientes para sublinhar o que me parece ser o principal mérito da revista: ser um projecto a seguir tanto por especialistas como por não especialistas. Além destes artigos que aqui destaquei, nos dois números poderão encontrar análises a vários programas.

Finalmente gostaria de destacar o carácter aberto da própria revista: é distribuída sob uma licença Wiki Commons 3.0 e está aberta a contributos de qualquer autor de qualquer parte do mundo.

Espreitem! Vale a pena!

1 comentário:

  1. Prezado André,
    Como integrante da equipe FOSSGIS Brasil, agradecemos pela sua análise e divulgação da revista.
    Agraços geográficos.

    ResponderEliminar