segunda-feira, 20 de junho de 2011

Quantum GIS 1.7 está aí!

Conforme anunciado anteriormente, aí está a versão 1.7 do Quantum GIS (QGIS) denominada Wroclaw. Para quem já conhece, e vinha experimentando sob a forma de edições de desenvolvimento ou de teste - este é o resultado final que congrega já algum do trabalho desenvolvido aquando do Developer Meeting de Lisboa. Para quem não conhece, está na altura de conhecer e experimentar. Dificilmente encontrarão um software mais intuitivo e fácil para aprender a explorar o mundo dos Sistemas de Informação Geográfica que o QGIS.

Não me vou prender a enumerar as novidades, uma vez que seria algo redundante pois podem ser consultadas aqui. Nem tampouco irei fazer uma análise ou review. Aproveito o pretexto que o lançamento do QGIS 1.7 me proporciona para chamar a atenção de uma novidade um pouco mais escondida mas de extrema importância: o QGIS Issue Tracking


Sendo um projecto aberto, a colaboração de todos é fundamental, e não é necessário ser-se especialista ou programador para contribuir. A maioria dos utilizadores está habituada a, quando encontra um erro/bug/crash num dado software, resignar-se e aceitar o erro como uma parte natural das coisas. ERRADO! Os bugs são naturais mas existem para serem destruídos! Se comunicarmos os bugs estamos a contribuir de forma decisiva para o aperfeiçoamento do projecto e é para isso que serve o QGIS Issue Tracking. Para os menos afoitos aqui fica um "mini tutorial" sobre como utilizar esta ferramenta.

Primeiro passo

Criar uma conta de utilizador - Userid - da Open Source Geospatial Foundation - OSGEO.org. Podem fazê-lo a partir daqui. Esta conta será o vosso passaporte para outros projectos patrocinados pela fundação.


Segundo passo

Quando encontramos um erro/bug, devemos reportá-lo a partir desta página utilizando os dados da conta criada no primeiro passo. Depois de fazer o login, devemos deparar com a seguinte página:


Não temos que preencher todos os campos, mas devemos ser objectivos de modo a facilitar a vida da equipa que vai analisar este erro. Devem fazê-lo em inglês. Por exemplo, se colocarmos apenas "Qgis crashes after loading a shapefile" isto é muito vago e não será muito útil. Vou apresentar um exemplo fictício utilizando apenas as informações mínimas que temos de transmitir.

Assim, começando de cima para baixo:

Tipo: Bug

Title: Qgis crashes after loading a shapefile (O título deve ser curto e directo)

Description: Qgis crashes after loading a shapefile of points (3453 features to be exact). I attached the shapefile that is causing the crash. (a descrição deve ser, acima de tudo objectivo e fornecer os pormenores estritamente  essenciais).

Estado: New

Prioridade: High (a prioridade poderá ser alterada à posteriori pelo developer que se encarregar deste bug)

Categoria: Build/Install (se não estivermos seguros da categoria, é preferível deixar em branco)

Versão: 1.7.0 (informação essencial! - qual a versão QGIS que estavamos a utilizar quando se deu o erro)

Plattform: Windows (informação essencial! - em que sistema operativo estava o QGIS a correr)

Plattform Version: 7 Home (informação essencial! - em que versão do sistema operativo estava o QGIS a correr)


Finalmente, sempre que possível, devemos anexar o ficheiro associado ao erro. Fornecidas as informações essenciais,  juntamente com o ficheiro, acabámos de dar à equipa do QGIS condições para poderem recriar o erro e confirmarem se se trata efectivamente de um erro ou se é um problema associado ao ficheiro ou ao nosso computador.

Se for um erro, e por experiência própria, podemos esperar uma solução no espaço de poucos dias ou até horas! Isso quer dizer que as versões mais recentes do QGIS já não terão este bug!

Não sejam utilizadores passivos! Contribuam - não custa nada e é muito importante ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário