sexta-feira, 4 de março de 2011

Google Earth: Identificar zonas ou habitats com base na altitude

Uma das funcionalidades SIG muito apreciadas por investigadores de várias áreas é a identificação de zonas de estudo ou zonas sensíveis com base em determinados critérios. Quando o critério se resume à altitude - determinada espécie só ocorre acima dos Xm de altitude, determinado período de ocupação humana priviligia zonas abaixo dos Xm - o Google Earth poderá ser suficiente e dispensa-nos de recorrer a software SIG mais complexo. Consideremos uma dada zona com, digamos, 50km2. Nessa zona só nos interessam as áreas que se situem acima dos 250m.

1º - Vamos a Adicionar/Add--> Poligono/Polygon e desenhamos um rectângulo que abranja a área em Estudo

2º - Vamos ao separador Estilo, Cor/Style, Color e escolhemos a cor que nos aprouver (neste caso o preto)

3º No separador altitude/altitude selecionamos a opção absoluto/absolut e definimos a altitude absoluta que queremos considerar. Todas as Zonas situadas abaixo dos 250m estão agora cobertas por um manto negro. 


Caso apenas nos interessassem as zonas abaixo dos 250m bastaria alterar a simbologia do polígono aplicando-lhe uma transparência por exemplo. Este tipo de exercício é uma forma muito rápida e simples de identificar zonas inundáveis, obstáculos para a migração de aves ou, como foi o caso, zonas de Habitat.

Finalmente há que ter em conta que as altitudes indicadas pelo GE não tem como referência o mareágrafo de cascais pelo que poderão não ser as mais correctas. No entanto se 10 a 20m de erro for uma margem de erro aceitável poderão apoiar-se neste tipo de exercício.

Sem comentários:

Enviar um comentário